terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Os melhores filmes de 2009


Chegou então a tão esperada hora de revelar meus filmes favoritos do ano. A lista de 2009 tem peso, com dois vencedores do Leão de Ouro em Veneza e um da Palma de Ouro em Cannes. Tem um representante do cinema nacional, caso raro de grande filme em um ano de baixos níveis de criatividade em nossa cinematografia. E algumas obras-primas de alguns grandes diretores.
Antes de chegarmos aos 10 melhores, no entanto, vamos àqueles que estiveram muito perto de entrar nessa lista. São as menções honrosas. Elas vão para o revolucionário Avatar, de James Cameron; para o belo Há Tanto Tempo que te Amo, primeiro longa de Phillipe Claudel, com uma Kristin Scott-Thomas espetacular; para o polêmico, barra-pesada, e subestimado por muitos, Anticristo, de Lars Von Trier; para o sueco Deixa Ela Entrar, exemplo de como se fazer um filme de vampiros de verdade, em tempos de Saga Crepúsculo; para o admirável empreendimento de Steven Soderbergh Che, especialmente sua segunda parte; para o surpreendente retorno da saga Star Trek, pelas mãos de J.J. Abrams; para o eletrizante sul-coreano O Caçador e para o grandioso e emocionante O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher.
Fica aqui também a lembrança de alguns filmes que não consegui assistir, e que, provavelmente, teriam boas chances de ganhar uma lembrança por aqui: o português Aquele Querido Mês de Agosto, o novo de Resnais, Ervas Daninhas, o documentário brasileiro Cidadão Boilesen, e a volta de Ang Lee aos EUA, Aconteceu em Woodstock.
É isso. Feitas essas ressalvas, espero que gostem de minha seleção final...


10- Desejo e Perigo
Se, Jie, de Ang Lee


Los Abrazos Rotos, de Pedro Almodóvar


Public Enemies, de Michael Mann


Milk, de Gus Van Sant


Revolutionary Road, de Sam Mendes


Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte



Entre les Murs, de Laurent Cantet


The Wrestler, de Darren Aronofsky



2- Amantes
Two Lovers, de James Gray

Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino

12 comentários:

Kamila disse...

Não vi 4 filmes listados por você e estou louca para ver "Amantes", mas a obra ainda não passou nos cinemas de minha cidade. Adorei sua lista! Parabéns e feliz ano novo!

CHICO FIREMAN disse...

Faltou só o "Gran Torino"!

Vebis Jr disse...

Wallace

Gostei da tua lista. E ao analisar teu blog que não tinha visto ainda, notei que tem uma prédisposição pra gostar de filmes. Muita gente se aborrece fácil....e tu parece ter a mesma opinião que eu, inclusive filmes que pra muita genmte seria vergonha assumir que gosta (poulim) tu assume gostar e achjo que é este o caminho mesmo.
Bela lista do ano!

vebis jr
http://fotogramaexperimental.zip.net/

Wallace Andrioli Guedes disse...

Chico, eu gosto do Gran Torino, mas achou que sou dos poucos que não o acham uma obra-prima. Gosto muito mais de outros do Eastwood dessa década, como MYSTIC RIVER, MENINA DE OURO e CARTAS DE IWO JIMA.
Vebis, eu sou meio desencanado mesmo com gostar de alguns filmes não muito queridos, mas acho que eu sou mais chato do que você pensa...

Anônimo disse...

excelente lista...

o único que eu não gostei foi Se, Jie...

acho que ele poderia ter sido menos longo, acabou atrapalhando um pouco. mas não é um bom filme!

abraços!

Anônimo disse...

* mas É um BOM filme!

Anônimo disse...

Gostei bastante da lista. Teremos em comum "O Lutador", "Bastardos Inglórios" e "Milk", lembrando que também adoro "Amantes", "Foi Apenas um Sonho" e "Inimigos Públicos". Os outros 4 eu ainda preciso ver.

Diego Rodrigues disse...

Senti falta de Gran Torino tambem.

Mas enfim: parece que Amantes vai figurar na lista de praticamente todos os blogueiros, hein! O filme ganhou uma unanimidade impressionante - merecida, claro.

Parabéns pela lista, boas escolhas. Domingo (amanhã) publicarei a minha lista, finalmente.

Hugo Leonardo disse...

AMANTES, grande filme, e GRAN TORINO eu já acho que é OP.

Um ótimo 2010 ...

Wallace Andrioli Guedes disse...

Estou começando a cogitar rever GRAN TORINO...

Rafael Carvalho disse...

Ótima lista Wallace. Minha maior frustração é ter perdido o Se Nada Mais Der Certo, num ano em que o cinema nacional foi bem fraco.

Fora os 5 que apareceram na minha lista, gosto muito do Desejo e Perigo, um filme que cresceu muito desde que eu vi, mas não chega a tanto. Gosto muito do Milk, mas nada demais. Inimigos Públicos, apesar da direção viceral do Mann, tem uma história repetitiva demais, mas é um filme que eu precisaria rever. E Foi Apena um Sonho é só um bom filme, e só.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Rafael,
acho que Foi Apenas um Sonho é um dos filmes mais subestimados dos últimos anos...