quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

[top 10 década 2000 - filmes baseados em hq's]


Quando se pensa no que se viu nos cinemas nessa década que termina, é praticamente impossível não dedicar um capítulo à parte aos filmes baseados em HQ's. Hollywood abraçou com força a linguagem dos quadrinhos, e adaptou-os, dos mais obscuros aos grandes cânones (Watchmen está aí para comprovar), retomou velhos personagens e criou franquias lucrativas com alguns deles. Mas nem só de blockbusters são feitas as adaptações de HQ's para o cinema. Não sou especialista no assunto, logo, é muito provável que tenha esquecido de algum filme importante nessa lista, às vezes algum que eu nem imagine ser proveniente desse universo. Mesmo assim, vou ousar fazer esse Top 10, provavelmente o penúltimo antes da lista final dos melhores filmes da década. Aí vai:


10- Sin City
Sin City, 2005


9- Estrada para Perdição
Road to Perdition, 2002


8- Batman Begins
Batman Begins, 2005


7- V de Vingança
V for Vendetta, 2006


6- Mundo Cão
Ghost World, 2001


5- X-Men 2
X2: X-Men United, 2003


4- Homem-Aranha 2
Spider-Man 2, 2004


3
- Batman - O Cavaleiro das Trevas
The Dark Knight, 2008


2- Oldboy
Oldboy, 2004


1- Marcas da Violência
A History of Violence, 2005

9 comentários:

Prissyrj disse...

Rapaz, metade desses aí eu não sabia que era adaptado dos Hq's....
Ah, eu gostei mais do homem-Aranha 1 do que do 2....e o Hulk e o Superman, você não gostou ou esqueceu?rsrs

bjss

p.s.: vou fazer a resenha de Gigi logo, logo....se vai começar por ele no mundo de Minelli, vai começar bem!Thank heaven for little girls!!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Oi, Priscila.
Eu gosto muito mais do Homem-Aranha 2 do que do 1, que acho uma boa introdução ao universo do herói, mas incomparável ao upgrade dado pelo Raimi na continuação, muito mais empolgante, emocionante e com um final que poderia tranquilamente ser o final de toda a série do herói no cinema.
Gosto do Hulk do Ang Lee, se é desse que você tá falando. E acho Superman - O Retorno ótimo também. Lembrei de ambos na hora de montar a lista, mas acho-os inferiores aos que entraram.

Diego Rodrigues disse...

Em 1ª lugar, concordo com você. Já o 2º, ficaria com Homem-Aranha 2, que considero o melhor filme de super-heróis já feito. Eu colocaria também Oldboy, V de Vingança, O Cavaleiro das Trevas, Sin City e... e... eu teria que pensar melhor na lista!

Gostei bastante de ver O Mundo Cão na lista.

Mas senti falta de Persépolis, que é baseado em uma graphic novel. Eu o encaixaria - acho o filme belíssimo.

No mais, muito bom o top. Pena que eu não consigo fazer rankings tão criativos assim

Wallace Andrioli Guedes disse...

Diego, eu cheguei a pensar no PERSÉPOLIS, mas, para ser sincero, não sou muito fã do filme... tem lá suas qualidades, e seus momentos inspirados, mas não me encantou não.

Cristiano Contreiras disse...

Marcas da violência, este é bem lembrado! Muito bom!

Mas, acredite, considero The Dark Knight uma pequena obra-prima!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Cristiano, eu também acho The Dark Knight uma pequena obra-prima. E Heath Ledger entregou ali uma das grandes interpretações da década.

Anônimo disse...

Lista muito decente! Só não sabia que "Oldboy" era adaptação de quadrinhos! Meu preferido deve ser "O Cavaleiro das Trevas".

Wallace Andrioli Guedes disse...

Oldboy é baseado em HQ sim, se não me engano é um mangá (japonês). E inclusive Spielberg e Will Smith estavam querendo adaptá-lo novamente...

Mandy disse...

Adoro HQS!!! Tem muita história p/ ser aproveitada, cm podemos ver na série Supernatual, que cada dia mais parece usar Hellblazer e aumentar seu nível...

Adorei o post. Vim conhecer seu blog. Show =D