quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

[alguns filmes - novembro]


O Vídeo de Benny
Benny's Video, 1992
Michael Haneke

O Sétimo Continente
Der Siebente Kontinent, 1989
Michael Haneke

Arraste-me para o Inferno
Drag me to Hell, 2009
Sam Raimi

Paixões que Alucinam
Shock Corridor, 1963
Samuel Fuller

Bang Bang
Bang Bang, 1971
Andrea Tonacci

2046 - Os Segredos do Amor
2046, 2004
Wong Kar-Wai

Labirinto de Paixões
Laberinto de Pasiones, 1982
Pedro Almodóvar

Como Era Gostoso o Meu Francês
Como Era Gostoso o Meu Francês, 1973
Nelson Pereira dos Santos

Santiago
Santiago, 2007
João Moreira Salles

Ondas do Destino
Breaking the Waves, 1996
Lars von Trier

Edifício Master
Edifício Master, 2002
Eduardo Coutinho

Garrincha, Alegria do Povo
Garrincha, Alegria do Povo, 1963
Joaquim Pedro de Andrade


Curtas:

Blá Blá Blá
Blá Blá Blá, 1968
Andrea Tonacci

Os Filmes que Não Fiz
Os Filmes que Não Fiz, 2008
Gilberto Scarpa

Maranhão 66
Maranhão 66, 1967
Glauber Rocha

4 comentários:

Prissyrj disse...

Rapaz, estou me sentindo a por fora das coisas....não vi nenhum desses....rsrs

Eu sou de Niterói, mas moro em São Gonçalo agora...qualquer dia podemos marcar sim!:)
Vc faz o que na UFF?

bjss

Wallace Andrioli Guedes disse...

Faço mestrado em História lá na UFF, Priscila. E fui a São Gonçalo uma vez, em um congresso na Universo...
Quanto aos filmes, tem uns aqui que valem muito a pena, viu? Principalmente SANTIAGO, ONDAS DO DESTINO e 2046, que esão verdadeiras obras-primas.

Rafael Carvalho disse...

Bela lista de filmes, Wallace.

Arrasta-me para o Inferno é uma delícia de filme trash, ao mesmo tempo assustador e engraçado na medida certa, tipo de equilíbrio do qual Sam Raimi é mestre em fazer, vide a Trilogia Evil Dead (muito embora o terceiro da série seja péssimo). Mas a diferença é que aqui o filme B tem tratamento classe A. A caracterização da Ganush e incrível e o final é ótimo.

2046 – Segredos do Amor é mais uma pérola do Kar-wai. Embora seja uma espécie de continuação de Amor à Flor da Pele, o tom é bastante diferente e a atmosfera futurista pode soar inusitada, mas nas mãos do diretor se torna ideal para a triste história de amor que quer contar. Muito provavelmente Wong Kar-wai é o diretor mais romântico da atualidade. Podre de romântico. E isso é um alívio.

Santiago é uma pérola, um filme múltiplo. Além de ser o retrato de um personagem simplesmente incrível e uma reflexão do próprio fazer cinema (e das escolhas que isso envolve) é o auto-retrato mais sincero de um autor para com seus erros e defeitos, no melhor estilo “culpa expurgada”. Obra-prima do documentário nacional.

Ondas do Destino só não é o melhor filme do tresloucado do Von Trier porque Dogville é sem condição. A personagem de Emilly Watson é tão hipnótica quanto deslocada na sociedade, mas existe todo um carinho para com a personagem que nenhum outro personagem parece ter com ela. Von Trier em seus melhores momentos.

Edifício Master é mais uma comprovação (se bem que nem precisa) do grande talento do Coutinho para retirar grandes depoimentos de pessoas simples, parece um talento inesgotável e que só cresce com o passar do tempo. Ele é um de nossos melhores cineastas.

Já entre os curtas, ri demais vendo Os Filmes que Eu Não Fiz, roteiro dos mais espertos. E Maranhão 66 é mais uma bela/estranha/interessante das experiências curtas do Glauber.

Preciso ainda conferir esses dois filmes do Haneke, gosto demais do cinema dele. E sabe que nunca vi nada do Samuel Fuller, mas esse parece ser um dos mais famosos dele.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Rafael, o que eu mais gosto em EDIFÍCIO MASTER é a entrevista com aquele senhor que viveu nos EUA, e que canta, emocionado, "My Way", do Sinatra. É a cena mais linda do filme...