sábado, 13 de dezembro de 2014

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos


E enfim terminamos de descascar esse abacaxi gigante que é a trilogia O Hobbit. O retorno de Peter Jackson à Terra-Média, pelo qual tantos clamaram depois de o sujeito ter sido tão bem-sucedido na realização de O Senhor dos Anéis, se mostrou um grande erro. Pediram o diretor da trilogia do anel e ganharam o sujeito que fez Um Olhar do Paraíso. Megalomaníaco e autoindulgente, Jackson cometeu erros parecidos com os de George Lucas na segunda trilogia Star Wars: irritou fãs, maltratou o bom gosto cinematográfico e, sobretudo, desconstruiu o próprio mito. Ninguém, em sã consciência, dirá agora que só ele é capaz de dar vida ao mundo de Tolkien no cinema.

A Batalha dos Cinco Exércitos, que encerra essa malfadada trilogia, comete o mesmo erro dos dois filmes anteriores de se alongar muito mais do que deveria. No entanto, se em Uma Jornada Inesperada e A Desolaçãode Smaug grande parte do que acontecia na tela soava como mera enrolação de Jackson, esse novo filme é praticamente todo constituído por uma imensa batalha entre os tais exércitos do título. São duas horas e meia de elfos, anões, orcs e homens se matando... Haja fôlego e paciência para esse aguentar esse clímax eterno! Nesse sentido, lembra Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, igualmente prejudicado por funcionar basicamente como uma conclusão movimentada do que havia sido construído no filme anterior. Mas se lá nos preocupávamos com os jovens bruxos de Hogwarts, aqui não damos a mínima para Thorin e seus 12 companheiros até agora indiferenciáveis, para Tauriel, Legolas, Bard, o que torna A Batalha dos Cinco Exércitos ainda mais enfadonho.

Não que não existam bons momentos no filme. Eles estão lá principalmente quando Bilbo ocupa o centro da trama. É que o hobbit vivido por Martin Freeman representa o tom menor, de aventura inocente que o livro de Tolkien possui e que Jackson equivocadamente trocou pela grandiosidade épica que deveria ligar as duas trilogias. Aliás, esse é provavelmente o maior erro de O Hobbit. Bastavam três horas de uma narrativa com atmosfera de Os Goonies para contar essa história decentemente. Como seria bom ter um Richard Donner na direção desse projeto...


O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos 
The Hobbit: The Battle of the Five Armies, 2014
Peter Jackson

2 comentários:

BRENNO BEZERRA disse...

Poderia ser melhor, mas confesso ter apreço por essa trilogia.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Brenno, nutro algum carinho por esse universo, sobretudo por causa da trilogia O Senhor dos Anéis. Queria muito que O Hobbit fosse tão bom quanto. De qualquer forma, gosto consideravelmente do primeiro filme dessa nova trilogia.