quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Os melhores filmes de 2015


Todo ano lamento as dificuldades de montar uma lista de melhores filmes, dada a quantidade de bons lançamentos nos cinemas brasileiros, mas 2015 foi mesmo um caso à parte. Cheguei a pensar em listas de 20, 30, até 50 filmes, mas encerrei a questão com uma solução bem satisfatória: além do tradicional Top 10 aqui no blog, divulgo também um ranking completo no letterboxd, com todos os lançamentos de 2015 que assisti (foram 108), apresentados em ordem de preferência.

Essa especial dificuldade veio da junção, ocorrida esse ano em nossas salas de cinema, entre os resquícios de uma temporada do Oscar bem interessante, um desempenho bem acima do esperado de boa parte dos blockbusters norte-americanos e alguns grandes mestres no melhor de sua forma. Clint Eastwood, George Miller, Jean-Luc Godard, Roman Polanski, Steven Spielberg, Abel Ferrara, David Cronenberg, Robert Zemeckis, Wim Wenders, Ridley Scott, Jafar Panahi… 2015 não foi para os fracos.

Vamos então ao Top 10 do ano, partindo da mea culpa de, por limitações principalmente de tempo, ter deixado passar alguns lançamentos de 2015 muito elogiados por gente muito boa. Paciência.




9- Leviatã


8- O Segredo das Águas







3- Norte, O Fim da História


2- Sono de Inverno




4 comentários:

Gabriel F. Marinho disse...

Por favor, veja o filme "CONDUTA". É um longa-metragem cubano de 2013, mas somente lançado comercialmente esse ano. Vale muito há pena. Sobre a lista, acho sempre ela ótima. Claro, mudaria algumas ordens e entrariam alguns filmes no lugar de outros. Mas todos listados são muito bons. Particularmente, eu acho que gostei muito mais de Birdman do que você (risos) e nem tanto de SNPIER AMERICANO.
Abraço

Wallace Andrioli Guedes disse...

Gabriel, esse foi mais um filme que deixei passar batido nos cinemas. Mas está na lista do que precisa ser visto o mais rápido possível.
Sobre o ranking, gosto bastante de Birdman, apesar de fazer algumas pequenas restrições.
Abraço!

Alex Gonçalves disse...

Hey, Wallace. Já conhecia o seu apreço por "Sniper Americano". Ás vezes tenho dúvidas sobre a condução do Eastwood, uma vez que ele parece ficar em cima do muro entre a denúncia de uma guerra e o respeito por uma figura real verdadeira e com "herdeiros" pelos quais ele tem a responder. De qualquer modo, considero o melhor filme dele desde "Gran Torino". No meu top 10, também coloquei "Estrada da Fúria". Já no meu top 50, que preparei para o Letterboxd, também adicionei "Que Horas Ela Volta?", "Leviatã", "Corrente do Mal" e "Birdman."

Um abraço.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Alex, obrigado pelo comentário aqui no blog. Sobre Sniper Americano, acho que é um filme dúbio mesmo, possível de ser interpretado de diferentes formas. Confesso que isso me encanta no filme.
Fiz uma pequena alteração no meu Top 10, por só nessa semana ter conseguido ver um dos mais elogiados do ano passado, o filipino Norte, O Fim da História. Seria criminoso não colocá-lo aqui, o que acabou por deixar Birdman de fora da nova lista. E aproveitar para subir o filme do Spielberg algumas posições, que é um dos que mais amo do ano passado.
Abraço,
Wallace