sábado, 28 de dezembro de 2013

Os piores filmes de 2013


Chegou o momento mais divertido do final de ano: listar os piores filmes que estrearam nos cinemas brasileiros em 2013. E como vi filmes ruins no cinema esse ano! Dos 10 lembrados aqui, 9 foram assistidos na tela grande... e isso porque evitei as globochanchadas e afins. De qualquer forma, vale destacar uma característica comum a todos os filmes da lista abaixo: a pretensão. Do musical nobre de câmera torta de Tom Hooper ao cinema da degradação - ou da exaltação desmedida, dependendo do caso - de Lee Daniels (duplamente representado aqui!), da distopia com consciência social de Neil Blomkamp ao inexplicavelmente premiado Pietà (que disputa com Os Miseráveis o prêmio "não sei o que fazer com a minha câmera" do ano), todos se pretendiam importantes, sérios, merecedores de respeito e admiração. E são todos uma merda! Sem contar os diretores querendo ser Tim Burton, Woody Allen... e até Michael Bay! Vai entender, não é, senhor Zack Snyder?


10- Os Miseráveis








6- Somos Tão Jovens




4- Em Transe




2- Pietà




6 comentários:

Eduardo Chacon disse...

Para sorte minha, não vi a maioria. Dos que vi, não listaria entre os piores. Mas, como minha vida cinéfila, no cinema, foi bem reduzida em 2013, não tenho muitos parâmetros... Dessa vez, deixo passaar... rs!

Wallace Andrioli Guedes disse...

hehe, viu quais, Eduardo?

Eduardo Chacon disse...

Os miseráveis e O homem que ri (que não incluiria entre os piores, mas acho que também não entre os melhores)e Somos tão jovens, sobre o qual concordo plenamente com você...

Wallace Andrioli Guedes disse...

"Somos tão jovens" é "Malhação" com Renato Russo... haha. Acho "Os Miseráveis" um puta desperdício nas mãos do incompetente do Tom Hooper. Você viu "Anna Karenina"? Queria o seu diretor, Joe Wright, no comando de "Os Miseráveis". Grande chance de sair um filme foda!

Eduardo Chacon disse...

Vi, sim. Gostei, sobretudo do apuro visual, mas não acho que seja esse o problema de Os miseráveis... Ou sim? Uma das coisas que não gostei em Anna Karenina foi a direção de atores. Nesse caso, acho que o elenco de Os miseráveis está mais bem amparado...

Wallace Andrioli Guedes disse...

Puxa, Eduardo, gosto bastante da Keira Knightley e do Jude Law em "Anna Karenina". O elenco de "Os Miseráveis" é bom mesmo, apesar de eu detestar os personagens da dupla Helena Bonhan Carter/Sacha Baron Cohen. O visual é bem cuidado, mas confesso que a criatividade do Joe Wright no "Anna Karenina" me encanta.
Agora, o maior problema de "Os Miseráveis" é mesmo seu diretor, que não consegue imprimir um ritmo minimamente envolvente à narrativa (que se arraaaaaasta) e ainda insiste em usar seus enquadramentos que não fazem o menor sentido.