segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Som ao Redor



Em 1967, um jovem cineasta carioca estreou na direção de longas-metragens com um documentário que tentava decifrar o pensamento das classes médias brasileiras, parcela da sociedade que até então recebera pouca atenção do aclamado Cinema Novo, mas que se mostrava cada vez mais decisiva nos rumos políticos do país. O filme era A Opinião Pública e o cineasta, Arnaldo Jabor, hoje comentarista de política na TV e porta-voz de um certo pensamento mezzo conservador presente justamente nas camadas intermediárias da sociedade brasileira. 

45 anos separam o documentário de Jabor de O Som ao Redor, aclamadíssimo filme dirigido por Kleber Mendonça Filho que tem chamado a atenção por, entre outras muitas coisas, falar com imensa propriedade do cotidiano da classe média do Recife contemporâneo. À primeira vista, o cinema de Mendonça se distancia das intenções mais holistas de obras como A Opinião Pública ou outros exemplares cinemanovistas: O Som ao Redor aposta no recorte micro e num clima próximo ao do gênero horror, especialmente em alguns momentos-chave de sua narrativa, para exprimir as tensões sociais que envolvem seus personagens. Trata-se, nesse sentido, de um filme-irmão do recente (e maravilhoso) Trabalhar Cansa, da dupla Juliana Rojas e Marco Dutra. Além disso, Mendonça, devoto confesso do cinema fantástico norte-americano, homenageia John Carpenter numa rápida cena e flerta com a obra-prima de Cronenberg Marcas da Violência, ao falar de um passado que sempre volta à tona, independentemente das vontades humanas de reprimi-lo ou escamoteá-lo.

No entanto, ao tomar como tema esse retorno inevitável da história ao presente, o cineasta pernambucano amplia seu olhar sobre o universo retratado, fazendo, com sutileza e sofisticação, o micro virar macro, o individual revelar as estruturas arcaicas que sustentam a sociedade brasileira. E aí, de algum canto esquecido de nossa história, o projeto cinemanovista ressurge, como um fantasma impossível de ser exorcizado, sorrindo para as novas gerações de cineastas. 



O Som ao Redor  
O Som ao Redor, 2012
Kleber Mendonça Filho

Nenhum comentário: