quarta-feira, 16 de junho de 2010


[maradona]

Maradona
Maradona by Kusturica, 2008
Emir Kusturica



Nós, brasileiros, temos uma certa dificuldade em admirar verdadeiramente a figura de Maradona. Em muito por culpa da mídia esportiva, sempre reforçando a rivalidade entre Brasil e Argentina através da oposição entre o craque argentino e Pelé. Não vi nenhum dos dois jogar (me recordo vagamente de acompanhar os momentos finais da carreira do argentino, em meados da década de 1990), mas Maradona é, claramente, um personagem cinematográfico muito mais interessante que o "Rei do futebol", e este filme de Emir Kusturica é a prova cabal disso: o diretor iugoslavo (ou seria sérvio?) chega ao extremo de estruturar a narrativa de seu documentário sobre seu grande ídolo relacionando, a todo momento, a vida do jogador com acontecimentos de seus filmes (como Você se Lembra de Dolly Bell?, Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios e Gato Preto, Gato Branco). Mas, independente dessa demonstração exageradamente explícita do caráter altamente cinematográfico da vida de Maradona, a verdade é que o sujeito é mesmo uma figura única e fascinante. Mais do que uma personalidade, é um personagem. Um misto de Macunaíma e Jake La Motta (aliás, há uma bela citação a Touro Indomável no filme), um malandro auto-destrutivo apaixonante. Um ser humano tragicômico, muitas vezes um grande idiota. Um Deus. Pelé, por mais genial que tenha sido, jamais daria um filme como esse - um documentário intenso, emocionante e engraçado, e apaixonado por seu retratado, especialmente por seu diretor saber que é graças a ele, Diego Armando Maradona, que seu filme é tão bom.
Com o eterno craque de volta aos holofotes com seu trabalho como técnico da seleção argentina (onde demonstra cada vez mais um comportamento quase iconoclasta, em comparação à sisudez da bem-comportada e religiosa "Família Dunga"), não pude deixar de pensar: se Maradona teve um grande cineasta como Emir Kusturica a biografá-lo, quem seria o responsável por um filme sobre a vida e "obra" do atual técnico da seleção brasileira?

Um comentário:

Rafael Carvalho disse...

A construção dessa rivalidade entre Brasil e Argentina realmente dificulta e muito uma possível admiração por Maradona, apesar de seus piores momentos. Tenho muita curiosidade por esse documentário e ainda mais de como ele se situa na filmografia do Kusturica!