sexta-feira, 7 de maio de 2010

[top 1o: vencedores do oscar de melhor filme]


A Liga dos Blogues Cinematográficos está promovendo uma votação para a montagem de um ranking dos filmes que venceram o Oscar de melhor filme. Resolvi copiar e montar minha própria lista. É lógico que escolher 10 filmes entre tantas obras-primas, em mais de 80 anos de premiação, não é tarefa fácil. Acabei deixando de fora filmes que amo - clássicos como Casablanca, A Malvada, A Ponte do Rio Kwai e O Franco Atirador, e obras mais recentes como A Lista de Schindler, Menina de Ouro e Os Infiltrados. Mas, no fim, acho que fui justo: escolhi aqueles filmes que, para mim, são realmente os melhores. Discordem, por favor.


10- Platoon
Platoon, 1986
Oliver Stone


9- O Silêncio dos Inocentes
The Silence of the Lambs, 1991
Jonathan Demme


8- Um Estranho no Ninho
One Flew Over the Cuckoo's Nest, 1975
Milos Forman


7- Amadeus
Amadeus, 1984
Milos Forman


6- Lawrence da Arábia
Lawrence of Arabia, 1962
David Lean


5- Sindicato de Ladrões
On the Waterfront, 1954
Elia Kazan


4- Onde os Fracos Não Têm Vez
No Country for Old Men, 2007
Joel Coen & Ethan Coen


3- O Poderoso Chefão - Parte II
The Godfather - Part II, 1974
Francis Ford Coppola


2- Os Imperdoáveis
Unforgiven, 1992
Clint Eastwood


1- O Poderoso Chefão
The Godfather, 1972
Francis Ford Coppola

6 comentários:

Gabriel F. Marinho disse...

A seleção é excelente. Confesso que não vi todos os vencedores de melhor filme, mas fiquei muito feliz com algumas presenças nessa lista de TOP10 e com ausências também. Infelizmente, alguns filmes injustiçados na cerimônia (como "Brokback Mountain" ou "Apocalipse Now") não podem participar. Se a disputa fosse entre todos os filmes que concorreram ao prêmio de melhor filme, então, seria uma lista quase impecável... e seria dificil apontar somente dez.

Bem, vamos falar de filmes que acho que, sem pensar muito, poderiam estar na lista daqueles que chegaram a vencer o prêmio máximo da academia - e que não estão nessa lista que vocês apresentaram: "Beleza Americana", "Lista de Shindler", "O último imperador" e "Casablanca".
Da lista apresentada acho que não vejo tanto brilho em "Platoon" e "Os imperdoáveis"... mas prometi rever o filme de Clint pois acho que o assisti muito novo.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Pois é, Gabriel, acho que a lista dos injustiçados teria filmes ainda melhores... só para lembrar alguns: TOURO INDOMÁVEL, TAXI DRIVER, OS BONS COMPANHEIROS, APOCALYPSE NOW, CIDADÃO KANE, CREPÚSCULO DOS DEUSES, GRITOS E SUSSURROS, BROKEBACK MOUNTAIN, A SOCIEDADE DO ANEL, etc. etc. etc.
Quanto aos filmes que deixei de fora, não teve jeito: se fosse uma lista de 20, com certeza SCHINDLER, BELEZA AMERICANA e CASABLANCA entrariam. O ÚLTIMO IMPERADOR eu não gosto muito...
E sobre a lista em si, acho que PLATOON é uma obra-prima, o retrato mais duro e real sobre o Vietnã (diferente de APOCALYPSE NOW, que é mais filme, mas parte de uma proposta mais alegórica, menos realista). E OS IMPERDOÁVEIS é um dos filmes da minha vida.

Anônimo disse...

Excelente lista! Nunca tinha visto 'Amadeus' e decidi comprar semana passada para ver se era tão bom assim. Fiquei maravilhado com o filme. Grande obra de arte que mereceu cada prêmio que ganhou!!

A HORA DO PESADELO (Crítica) ->http://cinema-em-dvd.blogspot.com/

Wally disse...

Dos que eu me lembro: "Beleza Americana", "A Lista de Schindler", "O Poderoso Chefão" (1 e 2), "Os Infiltrados", "A Malvada", "Menina de Ouro", "Forrest Gump", "Titanic", "O Retorno do Rei", "Amadeus".

Rafael Carvalho disse...

Olhando assim, a lista tem muita coisa boa, embora eu não seja um dos maiores fãs de Um Estranho no Ninho (acho que preciso rever esse filme) e de Sindicato dos Ladrões. Nunca vi Lawrence da Arábia (eu sei, shame on me!). E, dentre os vencedores recentes, acho que Onde os Fracos Não Têm Vez é de fato o melhor.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Wally, numa lista de 20, TITANIC também entraria... O RETORNO DO REI talvez...
Rafael, UM ESTRANHO NO NINHO é um dos filmes mais impactantes que já assisti. Acho uma obra-prima mesmo. E o mesmo vale para SINDICATO DE LADRÕES. É emocionalmente devastador, e tem Marlon Brando naquela que seria a melhor interpretação da sua carreira, se ele não tivesse feito um tal de Vito Corleone...