quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


[minhas mães e meu pai]

Minhas Mães e Meu Pai
The Kids Are All Right, 2010
Lisa Cholodenko


Minhas Mães e Meu Pai é o filme "indie-moderninho-sensação de Sundance" desta temporada de prêmios. E tenho que dizer que geralmente minha implicância com esses filmes atinge níveis estratosféricos. O longa de Lisa Cholodenko não é ruim, pelo contrário, é bonitinho, tem momentos engraçados e um ótimo elenco (Annette Bening, Julianne Moore e Mark Ruffalo estão muito bem, e mesmo Mia Wasikowska, insossa que só ela no Alice de Tim Burton, consegue se destacar aqui). E ponto, nada mais que isso. Tem todos os clichês possíveis desse cinema independente norte-americano cada vez menos independente - afinal, o "gênero" já praticamente faz parte do mainstream, ainda mais se pensarmos que quase todo ano um de seus representantes é indicado aos principais prêmios de cinema do país. Para quem reclama que A Rede Social é muito barulho por pouco, precisa assistir Minhas Mães e Meu Pai, que provavelmente estará ao lado do filme de David Fincher na noite do Oscar, indicado na categoria principal. Resumindo: o problema não é que filmes como esse continuem a ser produzidos, mas sim que sejam repetidamente premiados e taxados como "originais".

2 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Eu gosto do filme, ainda que ache supervalorizado. Concordo que a maior força nele esteja mesmo no elenco, até Mia Wasikowska se sai bem e está longe de seu fiasco "Chatice no País das Maravilhas", né mesmo?

Gostei de Moore no filme tanto quanto Bening, mas não acho que devam ganhar Oscars. Ruffalo sempre é um bom ator, mas seu papel é limitado, também achei estranha a relação dele com a personagem de Moore - nem precisava inserir aquele contexto de traição e tal...

mas, é um filme que tem um tom emocional, eu gostei.

A cena do vídeo pornô é mais parte do tom de humor que o roteiro fornece, mas me incomodei tanto com aquilo...rs

Gosto também da cena que Bening canta Joni Mitchell, ainda mais por ser uma música que aprecio de um grande disco! rs

Em suma, filme de atuações!

abraço!

gustavo disse...

Eu gosto muito do filme!!!
É mais um filme de interpretação mesmo! E isso é sempre um deleite pra ser apreciado!
Roteiro quadradinho (apesar do tema moderno), direção segura e elenco FENOMENAL!