segunda-feira, 12 de junho de 2017

6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba: Alipato - A Brevíssima Vida de um Malandro



As imagens que compõem Alipato – A Brevíssima Vida de um Malandro não são exatamente estranhas ao cinema brasileiro. A excessiva fragmentação visual, própria de uma era pós-videoclipes, num filme sobre violência urbana remete quase diretamente a Cidade de Deus (2002). Mas a proposta do diretor Khavn aqui é, na verdade, muito distante do olhar publicitário de Fernando Meirelles. Para narrar a trajetória de um criminoso barra-pesada e de sua gangue na periferia de Manila, capital das Filipinas, ele aposta no mau gosto e no deboche extremos, bem como em certo hibridismo de linguagens – há a apropriação, por exemplo, de elementos visuais tirados dos games. Nesse sentido, Alipato traz à mente o radicalismo de Rogério Sganzerla em O Bandido da Luz Vermelha (1968), obra-prima também debochada, composta por referências múltiplas de linguagem (cinejornais, narrações radiofônicas etc.) e que adere ao mau gosto para falar da criminalidade que assombrava a classe média paulistana na década de 1960. Como Jorginho (Luiz Villaça), bandido que dá título ao filme de Sganzerla, o protagonista de Alipato e seus asseclas vêm do lixo, literalmente. Eles representam os dejetos da sociedade de bem, tudo que é descartado por ela e volta para aterrorizá-la.  

É verdade que nem sempre é fácil lidar com as imagens de Alipato – pelo contrário, aliás, frequentemente elas são de difícil digestão. Mas se trata de um filme politicamente potente, provocativo e criativo, que usa a alegoria e a agressividade ao bom gosto do espectador médio para falar de aspectos extremos da realidade de uma das capitais mais violentas da Ásia (algo que, em chave mais naturalista, é abordado recorrentemente por Brillante Mendoza, diretor filipino bastante celebrado internacionalmente). Filme que urge, portanto, ser visto e debatido.


Alipato - A Brevíssima Vida de um Malandro 
Alipato: The Very Brief Life of an Ember, 2016
Khavn

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