terça-feira, 26 de janeiro de 2010

[top 10 década 2000 - filmes brasileiros]


Foi uma década de altos e baixos para o cinema brasileiro. Se, por um lado, tivemos o aumento substantivo do público que sai de casa para ver um filme nacional numa sala de cinema, por outro, é fato que algumas das obras que conseguiram esse tipo de mobilização são de qualidade extremamente duvidosa. Se, por um lado, o reconhecimento internacional apareceu, com um filme brasileiro sendo indicado a 4 Oscar, incluindo melhor diretor, e com outro ganhando o Urso de Ouro em Berlim, 10 anos depois de Central do Brasil, por outro, o jovem clássico de Walter Salles continua como nossa última indicação ao Oscar de filme estrangeiro (em 1999). Outro ponto negativo foi a massiva e irritante invasão da linguagem televisiva em nosso cinema, seja através da adaptação de séries e programas humorísticos (Os Normais, A Grande Família, Casseta & Planeta), seja através das comédias estúpidas de Daniel Filho (Se Eu Fosse Você e sua medíocre continuação, A Partilha etc.), seja através de um épico choroso, megalomaníaco e constrangedor (Olga).
No fim das contas, porém, acho que o saldo foi positivo. Bem, ao menos deu para pinçar 10 grandes filmes para compor essa lista. E mais alguns para receber uma menção honrosa. São eles: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias; Cabra-Cega; Cleópatra; O Cheiro do Ralo; Cinema, Aspirinas e Urubus; 2 Filhos de Francisco; Estômago; Madame Satã e O Céu de Suely.
Finalmente, então, os 10 melhores filmes brasileiros da década 2000:


10- Tropa de Elite
José Padilha, 2007


9- Jogo de Cena
Eduardo Coutinho, 2007


8- Se Nada Mais Der Certo
José Eduardo Belmonte, 2008


7- Linha de Passe
Walter Salles & Daniela Thomas, 2008


6- Cidade Baixa
Sérgio Machado, 2005


5- Ônibus 174
José Padilha, 2002


4- Santiago
João Moreira Salles, 2007


3- Cidade de Deus
Fernando Meirelles, 2002


2- Entreatos
João Moreira Salles, 2004


1- Lavoura Arcaica
Luiz Fernando Carvalho, 2001

12 comentários:

Anônimo disse...

tinha esquecido completamente que lavoura arcaica era dessa década. mas eu colocaria santiago em segundo. e pelo menos o cheiro do ralo do dhalia, faltou ele nessa lista.
beijos.

Anônimo disse...

Bacana a lista!

Ficaria na dúvida entre Linha de Passe e Cidade Deus pra ser o primeiro.

Estômago e o Homem que Copiava entrariam fácil na minha lista.

Abração

Rafael Carvalho disse...

Ual, que lista de respeito, Wallace. Só não vi ainda o Se Nada Mais Der Certo, mas todos os outros merecem o reconhecimento. Mesmo assim, acho que O Céu de Suely ficaria em segundo ou terceiro lugar na minha opinião.

E Lavoura Arcaica, além de ser o melhor nacional da lista, é também para mim o melhor filme da década. Acho obra de gênio, sem exageros. E que bela lembrança do Santiago e do Jogo de Cena, outros filmaços!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Pois é, Rafael, eu também babo no Lavoura Arcaica. Estará no meu top 5 da década, com certeza. É um trabalho de gênio sim, de deixar qualquer um boquiaberto.
Quanto ao O Céu de Suely, acho bem bonito, mas talvez precisasse rever... já faz um tempinho que o assisti pela primeira vez.
Ah, e assista Se Nada Mais Der Certo o quanto antes. É um filme impressionante.

Diego Rodrigues disse...

Eu não sou fã de Tropa de Elite, portanto eu não gostei dele na lista - mas respeito o filme. De resto, ótima lista, mesmo.

Gostei da menção a Cidade Baixa, Santiago e Lavoura Arcaica, particularmente. Mas aida colocaria Cinema, Aspirinas e Urubu e O Céu de Suely no top. E colocaria Loki também. Mas adorei ver Se Nada Mais Der Certo na lista, por exemplo.

Parabéns mesmo!

Cristiano Contreiras disse...

Esquecer Abril Despedaçado e Nina de Heitor Dhalia foi lamentável.

mas, muito boa sua lista!

Acho o Daniel Filho amplamente ridículo! vide seus filmes.

abraço!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Confesso que não vi NINA, Cristiano. Gosto dos dois outros filmes do Dhalia, O CHEIRO DO RALO e À DERIVA... mas, fazendo um pré-julgamento, não acho que chegaria a gostar tanto do NINA a ponto de colocá-lo entre esses 10.
ABRIL DESPEDAÇADO eu vi há muito tempo. Logo quando saiu nas locadoras. Ou seja, uma revisão seria necessária, e, como gosto do cinema do Walter Salles, ele até teria alguma chance. Pretendo revê-lo em breve e, caso goste muito, farei uma mea culpa aqui.
Diego, gosto muito de O CÉU DE SUELY e CINEMAS, ASPIRINAS E URUBUS, tanto que ganharam menção honrosa. Tá bom, não?
Quanto ao LOKI, acho ótimo, mas não tanto para entrar na lista. Talvez se fosse um Top 10 documentário brasileiros...

Wally disse...

Preciso ver: "Lavoura Arcaica, "Entreatos", "Santiago", "Se Nada Mais Dar Certo" e "Jogo de Cena". Filmes muito raros que não consigo achar por aqui.

De resto, meu preferido é mesmo o óbvio: "Cidade de Deus".

Cine Vita (http://cinevita.com.br/)

Anônimo disse...

Adorei a lista, mesmo que minha ordem não tenha sido esta. Acho que o cinema brasileiro vem progredindo, e aí estão ótimos exemplos disso. Acho 'Jogo de Cena', 'Cidade de Deus' e 'Tropa de Elite' ótimos. Só senti falta de 'Estômago'

Wallace Andrioli Guedes disse...

Eu adoro ESTÔMAGO, especialmente por tratar de alguns temas que eu estudo na minha pesquisa de mestrado. Se fosse uma lista de 20 filmes, com certeza entraria...

Jenson J, disse...

Wallace, tudo bom?

Cidade de Deus, é uma obra-prima máxima! E hoje mesmo, assisti Linha de Passe e gostei!

Abraço!

Cristiano Contreiras disse...

Olá,

quero comunicar que agora o seu CRÔNICAS CINÉFILAS faz parte do meu hall de blogs parceiros, vá no Apimentário e confira.

abraço