sexta-feira, 27 de novembro de 2009

[top 10 década 2000 - histórias de amor]

Cá estou eu novamente com mais uma lista de melhores da década, depois de muito tempo. Tem faltado criatividade para criar categorias de "melhores dos 2000", e vale uma explicação sobre essa aqui: se um filme aparece na frente do outro, não necessariamente quer dizer que gosto mais do primeiro do que do segundo, mas que sua história de amor me comoveu mais (o que não necessariamente tem a ver com identificação pessoal, já que, por exemplo, sou muito mais próximo da realidade do segundo colocado do que da do primeiro...). Ou seja, pode ser que na lista final de filmes da década, a ordem de algumas dessas pequenas listas se inverta. Em resumo: não é um top 10 dos melhores filmes de amor, mas um top 10 das melhores histórias de amor da década. Será que fui claro?


10- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004


9- Lady Chatterley
Lady Chatterley, 2006


8- Moulin Rouge
Moulin Rouge, 2001


7- King Kong
King Kong, 2005


6- Desejo e Reparação
Atonement, 2007


5- Antes do Pôr-do-Sol
Before Sunset, 2004


4- Amor à Flor da Pele
In the Mood for Love, 2000


3- Encontros e Desencontros
Lost in Translation, 2003


2- Amantes
Two Lovers, 2008


1- O Segredo de Brokeback Mountain
Brokeback Mountain, 2005


8 comentários:

Hélio Flores disse...

Bom, de cara eu ja tiraria Desejo e Reparação e King Kong. Gosto do Brilho Eterno e do Moulin Rouge, mas nao entrariam numa lista minha. Numeros 2, 3 e 4 seriam certezas e talvez o Brokeback Mountain, pela relevancia e marco historico. Lady Chatterley tb é quase uma certeza, mas aí eu tenho q pensar um pouco nos candidatos.

Puxando da memoria, so me vem os amores lindos e loucos de Kill Bill e Fale com Ela. Mais, fica pra depois.

Abços!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Hélio, eu amo Fale com Ela, e cheguei a considerá-lo aqui... apesar de ser uma história de amor, acho que é também, e talvez mais, sobre a amizade daqueles dois homens. Daí acabei deixando-o de fora, e preferindo histórias de amor num sentido mais clássico, tipo, duas pessoas apaixonadas e tal... ou 3, no caso de Amantes.
Kill Bill eu não se consideraria uma história de amor...

Prissyrj disse...

Muito boa a sua lista...mas eu não deixaria de fora "Diário de uma Paixão".

Wallace Andrioli Guedes disse...

Pois é, Priscila, acredita que ainda não assisti Diário de uma Paixão?

Anônimo disse...

Muito boa, Wallace. Lista é uma coisa muito pessoal. Mas gostaria de comentar a respeito do numero 1 da lista. Sensacional!

Wallace Andrioli Guedes disse...

cineamador,
essa é a segunda lista da década que faço e nas duas BROKEBACK ficou no topo. Acho que é, muito provavelmente, o filme mais importante dos 2000... e todo vez que falo isso, me lembro do Jack Nicholson pronunciando "Crash" na cerimônia do Oscar de 2006, e até arrepio...

Wally disse...

Listas... adoro. Mas podem ser traiçoeiras.

Mas meu número 1 de filmes românticos da década é "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças", que é também meu preferido de todos da década.

Depois viriam "Brokeback Mountain", "Desejo e Reparação", "Encontros e Desencontros", "King Kong", "O Curioso Caso de Benjamin Button", "Antes do Pôr-do-Sol", "Amantes", "Orgulho e Preconceito" e "Moulin Rouge".

Rafael Carvalho disse...

Bela lista lista. Só acho que eu não colocaria Brokeback Mountain em primeiro (talvez nem entrasse), posto provavel de Antes do Pôr do Sol, trocaria Desejo e Reparação por Orgulho e Preconceito, não colocaria King Kong, e acho que além de Amor à Flor da Pele, colocaria também 2046 - Segredos do Amor.

E que bom ver Lady Chaterlly e Amantes entre os 10.