quinta-feira, 19 de novembro de 2009

[à procura de eric]

À Procura de Eric
Looking for Eric, 2009
Ken Loach



Para quem está acostumado com o cinema politizado e sisudo de Ken Loach (meu caso), fica difícil acreditar que esse À Procura de Eric seja obra do mesmo sujeito responsável por filmes duros como Terra e Liberdade, Pão e Rosas e Ventos da Liberdade. A verdade é que, por mais que Loach realize trabalhos altamente relevantes e na maioria das vezes de grande qualidade, falta em sua cinematografia um certo frescor, que parece ter sido finalmente alcançado aqui. Frescor criado por uma história ingênua, mas extremamente honesta, por personagens simples e absurdamente adoráveis, e pelo inusitado e acertado uso de um elemento fantástico que acaba se revelando a força motriz do filme. Todas as vezes que o ex-jogador de futebol Eric Cantona surge em cena, À Procura de Eric se torna ainda melhor. Seus diálogos com o protagonista (o excepcional Steve Evets) são um achado, em sua simplicidade e lógica auto-ajuda, e a forma como Loach se utiliza de imagens de seus jogos cria momentos que beiram o sublime.

É bem verdade que, ao apostar em uma subtrama envolvendo um dos filhos do personagem de Evets, deixando de lado por um bom tempo as questões pessoais do protagonista e seus encontros com Cantona, Loach acaba comprometendo a força de seu filme. No entanto, é justamente essa subtrama que gera um dos momentos mais inspirados, ingênuos e empolgantes de À Procura de Eric, com um "exército" de Cantonas - ao mesmo tempo que provoca impacto, bem ao estilo do cinema de Loach, quando aborda a violência policial contra aquela família de trabalhadores. Assim, mesmo o que tinha tudo para dar errado, acaba gerando resultados positivos. À Procura de Eric acaba se revelando como uma experiência absolutamente adorável, envolvente e positiva (no sentido mais óbvio do termo, é um filme up mesmo). Tanto para cinéfilos como para fãs de futebol. Como me enquadro nos dois casos, adorei.

4 comentários:

Wally disse...

Gosto bastante de "Ventos da Liberdade"... portanto, tenho curiosidade quanto à este.

Anônimo disse...

Também está na minha lista para assistir.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Wally, À Procura de Eric é um ótimo filme, mas tenha em mente que é muito diferente de Ventos da Liberdade...

Rafael Carvalho disse...

Não vi dele Pão e Rosas, nem Terra e Liberdade, mas é batante conhecida essa predisposição do Loach em ser mais incisivo, ainda mais quando se trata de questões trabalhista. Mas esse filme é uma bela surpresa, esse frescor que você cita é o melhor do filme, uma história tão inusitada quanto fantasiosa, alcançando com ingenuidade um alto tom de quaildade. A atuação do Evets é ótima mesmo.