sexta-feira, 16 de outubro de 2009

[festival do rio 2009: balanço final]

Ir ao Festival do Rio era um projeto antigo meu, mas que nunca conseguia concretizar. Nesse ano, graças ao fato de estar estudando em Niterói, pude estrear no Festival, ainda que tenha ficado longe de assistir a tudo o que queria. No entanto, apesar de totalizar apenas 17 filmes assistidos, e da traumatizante confusão em que me envolvi na sessão de um dos melhores dessa lista, o italiano Vincere, acho que o balanço final dessa minha primeira participação no Festival do Rio não deixa de ser positivo. Vi algumas coisas muito boas (incluindo aí o filme que mais aguardava na seleção deste ano, A Fita Branca), e outras nem tanto. Mas valeu a pena.
Termino então minha "cobertura" sobre o evento com um top 5 do Festival:



5- Vincere (Vincere)

4- Che 2 - A Guerrilha (Che: Part Two)


3- Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)

2- A Fita Branca (Das weisse Band)

1- Mother (Madeo)

7 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Caro, Wallace, seu blog sempre perfeito e com ótimas abordagens do bom cinema, gosto sempre da forma como você escreve. Já te sigo aqui! e sempre quando posso, venho. abraço e já está linkado ao meu blog.

Wally disse...

Quero muito ver "A Fita Branca" e "Bastardos Inglórios"!

Hélio Flores disse...

Seu top 5 é de filmes q quero muito ver e ja devo conferir a partir da proxima semana em SP, com exceção do Che 2, q vi na Mostra do ano passado e nao gostei nem um pouco.


Parabens pela cobertura e espero q da proxima vez consiga ver mais filmes.

Abços!

Bruno disse...

Bom, não sou tão fã do cinema do Haneke, mas ainda assim tenho vontade de assistir "A Fita Branca". "Mother" é outro que me despertou bastante interesse, ainda mais por ser mais ou menos na linha de "O Hospedeiro". E "Bastardos Inglórios", como já disse aqui antes, foi um filme que adorei! Talvez seja meu preferido do ano, até agora. Abraço!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Obrigado, Cristiano.
Hélio, acho o empreendimento do Soderbergh admirável, e CHE 2 de uma beleza gigantesca...
Bruno, quanto ao Mother, depende do que você quer dizer com "na mesma linha de O Hospedeiro". É outro gênero, mas algumas questões acabam se tocando mesmo. Ao menos na minha opinião.

Rafael Carvalho disse...

Nossa, uma bela lista, Wallace. Tenho grande interesse por todos eles. Só o Che 2 que eu já vi e achei bom, mas bem abaixo do filme excepcional que é a primeira parte.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Pois é, Rafael, acho que sou voto vencido mesmo quanto ao CHE. Acho a parte 2 maravilhosa, melhor que a primeira.