quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

[top 10 década 2000 - indicados ao oscar de melhor filme estrangeiro]

Depois de um texto sobre a total ausência do cinema brasileiro dentre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro nesta década que acabou de terminar, nada melhor que uma lista com os 10 melhores filmes que conseguiram chegar lá, que foram lembrados pela Academia nessa tão disputada categoria. Vale uma ressalva: estou considerando aqui também os filmes presentes no Oscar 2010, já que são, na realidade, obras lançadas no ano passado.


10- Mar Adentro
Mar Adentro, 2004


9- Terra de Ninguém
No Man's Land, 2001


8- Amores Brutos
Amores Perros, 2000


7- O Tigre e o Dragão
Wo Hu Zang Lan / Crouching Tiger, Hidden Dragon, 2000


6- O Filho da Noiva
El Hijo de la Novia, 2001


5- As Invasões Bárbaras
Les Invasions Barbares, 2003


4- O Labirinto do Fauno
El Laberinto del Fauno, 2006


3- Entre os Muros da Escola
Entre les Murs, 2008


2- A Vida dos Outros
Das Leben der Anderen, 2006


1- A Fita Branca
Das Weisse Band, 2009

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não vi 'A Fita Branca' pois pretendo assistir todos os indicados ao Oscar nesta semana! Gosto muito de 'Labirinto do Fauno'.

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Rafael Carvalho disse...

Uai, mas cadê Amélie Poulain, rapaz? Imperdoável! Mas a lista é bem boa. Não me lembro de cabeça todos os indicados (óbvio), mas Amores Brutos é para mim um dos melhores filmes da década passada, estaria em primeiro numa lista minha, portanto. Destaque também para Terra de Ninguém, O Filho da Noiva (ambos do mesmo ano de Amélie - que ano!), O Labirinto do Fauno, Entre os Muros da Escola e A Fita Branca. Todos filmaços!!!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Rafael, AMÉLIE quase entrou... se eu não considerasse os indicados de 2010, A FITA BRANCA sairia, e ele entraria na décima posição.