quarta-feira, 8 de julho de 2009

[top 1o década 2000 - filmes indicados ao oscar de melhor filme]

Deixe-me explicar esse post. Estamos chegando ao fim de uma década, a primeira do novo século. E, obviamente, no final desse ano se multiplicarão as listas de melhores filmes dos últimos dez anos, e eu, aqui no Crônicas Cinéfilas, publicarei certamente a minha. No entanto, antes da grande lista do final do ano, lançarei, com periodicidade ainda não definida, algumas pequenas listas, mais especificas. E a primeira é essa aqui, com os 10 melhores filmes da década indicados ao prêmio principal do Oscar. Ou seja: não estou incluindo aqui a cerimônia de 2000, que premiou filmes de 1999, e nem aguardarei a próxima cerimônia, referente aos filmes de 2009 (até porque, como uma mudança importante será introduzida na caregoria principal, acho que faz sentido "encerrar" um ciclo, e deixar de lado os 10 indicados do ano que vem). Enfim, é isso.



10- Sobre Meninos e Lobos
Mystic River, 2003


9- O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
The Lord of the Rings: The Return of the King, 2003


8- O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001


7- Gangues de Nova York
Gangs of New York, 2002


6- Munique
Munich, 2005


5- Os Infiltrados
The Departed, 2006


4- Menina de Ouro
Million Dollar Baby, 2004


3- Sangue Negro
There Will be Blood, 2007


2- Onde os Fracos Não Têm Vez
No Country for Old Men, 2007


1- O Segredo de Brokeback Mountain
Brokeback Mountain, 2005


14 comentários:

Hélio disse...

Pois é, se eu tivesse disciplina, já estaria criando uns posts assim... to recuperando o tempo perdido e indo atras de alguns candidatos a melhores da decada (segundo as boas linguas) e que ainda nao vi. E vou rever alguns também. Quem sabe eu consiga fazer uma lista tb.

Normal o Oscar indicar (e premiar) bombas anualmente, mas no seu top 10 nao considero assim nenhum dos filmes. Mas minha lista seria um pouco diferente (sem incluir sangue negro, pq visto apenas uma vez, sinto a necessidade de reve-lo):

10. O Tigre e o Dragão
9. Chicago
8. Assassinato em Gosford Park
7. O Retorno do Rei
6. O Pianista
5. Menina de Ouro
4. Munique
3. Onde os Fracos Não Tem Vez
2. Sobre Meninos e Lobos
1. Encontros e Desencontros


Abços!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Pois é, Hélio, por mais críticas que tenhamos ao Oscar, nessa década algumas obras-primas foram indicadas, e até premiadas, como melhor filme.
Gostei dessa sua lista também. Cheguei a considerar ENCONTROS E DESENCONTROS, O TIGRE E O DRAGÃO e O PIANISTA, todos filmes que gosto muito. Quem sabe se fosse um top 20...

Diego Rodrigues disse...

Muito difícil mesmo fazer uma lista assim. Eu não vou me arriscar... Iria cometer muita injustiça. Vamos ver...

Provavelmente Sangue Negro ficaria no topo. Incluiria O Senhor dos Anéis: A Sociedade, Onde os Fracos Não Têm Vez e faltou mais... Muito difícil! Quando pensar melhor eu volto aqui!

Bruno disse...

Wallace, que brilhante idéia! Se vc não se importar, acho que vou "copiar" essa sua idéia e ir fazendo várias listinha temáticas top 10 da década tb, tudo bem? Sobre sua lista, realmente só tem filmes fantásticos aí, o único que tenho algumas ressalvas é "Munique". Assim de pensar rapidamente, o único que certamente eu incluiria aí e que não consta é "O Pianista", filme do qual sou fã incondicional. Mas gostei muita da sua lista, especialmente das boas colocações de "Menina de Ouro" e "O Segredo de Brokeback Mountain". Abraço!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Claro, Bruno, fique à vontade para copiar. E sobre MUNIQUE, considero-o o melhor filme do Spielberg, ao lado de A LISTA DE SCHINDLER.

Hélio disse...

Rapaz, eu tenho varios favoritos do Spielberg, mas Lista de Schindler certamente nao é um deles...

Mas falando em criticas ao Oscar, e os piores? Acho que o numero de bombas é proporcional ao numero de grandes filmes:

10. Em Busca da Terra do Nunca
9. Seabiscuit
8. Pequena Miss Sunshine
7. Chocolate
6. O Leitor
5. Babel
4. Uma Mente Brilhante
3. Crash
2. Gladiador
1. Quem Quer Ser um Milionário?

Abços!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Acho SCHINDLER um dos mais belos filmes que o cinema já produziu... tá, é sentimental, é melodramático ... mas é poderoso, é único. Enfim, mas estamos falando de outra década, esqueçamos os 90 ...
Então, essa sua lista de piores com certeza tem algumas bobagens, que jamais deveriam ter sido indicadas ao Oscar. CHOCOLATE é a maior delas. O LEITOR é outra. Já os outros filmes, acho bons, apesar de todos eles terem lá seus problemas. CRASH, por exemplo, não acho ruim, mas sua vitória sobre BROKEBACK MOUNTAIN me irrita profundamente ainda hoje...

Vinícius P. disse...

Realmente "Brokeback Mountain" é o melhor filme indicado ao Oscar nessa década (e provavelmente meu favorito dentre todos dos anos 2000). "O Retorno do Rei" ficaria em segundo na minha lista, seguido por "Sangue Negro". Ótima lista!

Kamila disse...

Você lista um filme que eu não gosto nada: "Gangues de Nova York". Uma obra chata e que foi mal conduzida pelo Scorsese, infelizmente.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Kamila,
me parece que GANGUES DE NOVA YORK acabou se tornando uma espécie de ame-o ou deixe-o. Eu amo-o, imensamente. E acho um filme injustiçado, e pouco compreendido, do Scorsese. É poderoso, não é chato em nada (sua longa duração passa voando), tem um Day-Lewis monstruoso em cena, e é um dos mais contundentes e relevantes retratos da América.

cinevita disse...

ADOREI tua lista. Seleção muito pertinente. Daria preferência a mais para Sangue Negro e lembraria de Desejo e Reparação e Os Infiltrados. Mas sua lista ta digníssima!

Ciao!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Wally,
Os Infiltrados entrou na lista...
E Desejo e Reparação foi seriamente considerado, por muito pouco não ficou com a décima posição.

Marina disse...

Wallace, curti muito o conteúdo do seu blog. Seleção de filmes muito interessante mas ainda falta alguns para eu assistir. Continua assim, cara!

Rafael Carvalho disse...

Poxa, legal a ideia da lista, concordo com muita coisa, mas precisaria ter os concorrentes para analisar melhor. Mas de fato, os dois Eastwood estariam ali como o Munique, prova de que Spielberg ainda tem jeito. Gosto de Infiltrados e Gangues, mas não acredito que sejam tão bons assim (esse último eu precisava rever). E Brokeback talvez não resistisse a outras boas coisas. Sangue Negro e Onde os Fracos Não Têm Vez tinha lugar garantido, com certeza. O dos Coen em primeiro, talvez.