sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Os Melhores de 2008

[melhores de 2008]

2008 foi um ano de grandes lançamentos no Brasil. Tivemos filmes premiados em festivais pelo mundo, ótimos lançamentos nacionais e boa parte dos indicados ao Oscar 2008, uma das melhores premiações da Academia nos últimos tempos. Além disso, esse foi um ano em que a maioria dos blockbusters de Hollywood trouxeram, além das milionárias campanhas de marketing e das presenças de grandes astros, um elemento a mais: qualidade. Afinal de contas, 2008 foi o ano de Batman - O Cavaleiro das Trevas.
Mas, já que falei no Oscar, nesse ano a Academia teve de fazer uma dificílima escolha, na premiação de sua categoria principal, ao se deparar com ao menos duas verdadeiras obras-primas na disputa. Pois bem, passado quase um ano, cá estou eu, diante desse mesmo dilema. A diferença é que, ao contrário dos membros da Academia, eu não sou obrigado a escolher necessariamente um filme, por isso, pela primeira vez na minha lista de melhores do ano, dois filmes dividem o topo. Sinceramente? Mais merecido, impossível.

10- Queime Depois de Ler

9- O Gângster

8- 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

7- Linha de Passe

6- O Nevoeiro

5- O Escafandro e a Borboleta

4- Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

3- Batman - O Cavaleiro das Trevas

2- Desejo e Reparação

1- Sangue Negro

1- Onde os Fracos Não Têm Vez


6 comentários:

Cecilia Barroso disse...

Excelente lista!

Os dois primeiros só não estiveram na minha lista porque eu ainda não dava notas nesta época...

Estou em débito e preciso muito ver O Gângster e 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (que apareceu em quase todas as listas de fim de ano).

Beijocas para você!!!

gustavo disse...

e teve empate ?
hehehe
Faltou "Cegueira" aí.
Mas a lista tá perfeita....
"My Blueberry Night" podia ter aparecido tb...
ehehehe
abração.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Gustavo, não tive como não decretar um empate, sou muito fã dos dois filmes.
Tanto Ensaio sobre a Cegueira quanto Um Beijo Roubado estiveram próximos de entrar nessa lista, gosto muito de ambos. Se fosse um Top 20, pode ter certeza que eles estariam aqui.
Abraço!

Bruno disse...

Nossa, gostei bastante da sua lista, muito bom ver "O Nevoeiro" nela e verificar o reconhecimento de "O Gângster", filme excelente que pouca gente deu atenção. Também fiquei feliz com a boa colocação de Batman! E achei muito interessante o empate, hehehe, isso prova o quanto vc realmente gostou demais de ambos, a ponto de não querer que nenhum deles perdesse a primeira posição. No mais, tenho que conferir "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", que vejo em praticamente todas as listas de melhores, está sendo unanimidade entre os cinéfilos. Aproveito tb pra te desejar um feliz 2009, repleto de realizações, Wallace. Abração!

Rafael Carvalho disse...

Poxa, boa escolha Wallace de dividir o 1º lugar. São realmente filmões. Concordo com a maioria, só não gostao tanto assim de O Gângster, filme somente bom na minha opinião, e o Queime Depois de Ler, filme muito bom, mas que não chega a tanto. Bela lista (mas faltou Wall-e!). Valeu cara!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Pois é, Rafael, eu gosto do Wall-E, mas não consigo achar a obra-prima que muitos acham.