quarta-feira, 27 de julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2



Dizer que a série Harry Potter amadureceu é chover no molhado. No entanto, é difícil, ao acompanhar seu encerramento, não lembrar daqueles dois filmes cheios de inocência dirigidos por Chris Columbus no início da década passada. Digo isso porque, na ocasião, encarava Harry Potter como um produto medíocre, diante da grandiosidade e força dramática de O Senhor dos Anéis, também em cartaz então. Tudo mudou. Os atores cresceram, os personagens cresceram, os filmes cresceram. E as sombras que vinham tomando conta do universo dos bruxos desde algum tempo, finalmente alcançam seu ápice em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

É importante começar dizendo que o filme responsável por encerrar a saga que durou 10 anos nos cinemas é ótimo. Há momentos emocionantes, como seria de se esperar, e algumas cenas muito boas (a morte de Snape, o reencontro entre Harry e Dumbledore, a chegada Voldemort em Hogwarts e todas envolvendo Neville Longbottom). No entanto, há também alguns revezes. Se em Relíquias da Morte - Parte 1 David Yates merecera aplausos pela calma na condução da narrativa e no desenvolvimento emocional dos personagens, aqui o diretor parece apostar quase que exclusivamente na ação. É em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 que tudo acontece, todos os ciclos são fechados. E, infelizmente, não é mais possível manter o tom contemplativo-angustiante do filme anterior. É bem verdade que a ação de Yates jamais é excessivamente frenética e que o diretor continua abrindo espaço para momentos mais reflexivos, mas me parece pouco, diante do que foi feito em outros momentos da série - também incomoda a leveza com que Yates filma algumas mortes (exceção feita à de Snape), levando seus personagens a simplesmente se desmancharem no ar, em nada lembrando a brutalidade da história contada.

Se o fim de Harry Potter no cinema é digno, passa longe de ser tão memorável quanto se esperava. O que não deixa de ser um tanto decepcionante, vindo de uma série que, em seus melhores momentos, conseguiu (quem diria?) ser tão boa quanto O Senhor dos Anéis.


Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 
Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2, 2011
David Yates

3 comentários:

Wally disse...

Apesar de ter gostado (bem) mais, gostei do texto e achei pertinente algumas colocações. Definitivamente foi um longo caminho percorrido e certamente valeu a pena.

BillyCapra disse...

Xi, parei no primeiro. Tem um texto legal sobre Harry Potter no blog do Inácio Araújo.

Rafael Carvalho disse...

Não sei se chegou a amadurecer muito, não. Acho que o Cuarón trouxe um lado sombrio a partir do terceiro filme, mas não sei se chegou a mudar muita coisa desde então. Os problemas de roteiro corrido que precisa dar conta de tantos detalhes ainda persistem, e nem a divisão da história original em dois filmes resolveu muita coisa. De qualquer forma, é um bom fechamento para uma série com 8 filmes, durou foi muito tempo, mesmo que medianamente. E há uns dois momentos bem emocionantes nesse último episódio.